Sintomas noturnos estão presentes em mais de 70% dos pacientes asmáticos, a asma com o avanço do conhecimento científico demonstrou que ela compromete todo o sistema respiratório.

Alguns autores relatam que a Apnéia Obstrutiva do Sono (AOS) e a asma, estão relacionados, mas ainda necessita-se de mais estudos para a confirmação dessa relação. O que se observa é que essas duas patologias parecem ter uma relação muito significativa, pois em ambas ocorrem a obstrução das vias aéreas e a ocorrência de um processo inflamatório (um fato recentemente observado na AOS).
Com essa possível inter-relação entre a asma e a AOS, estudos sugerem que os pacientes devem ser avaliados caso a caso. A suspeita da AOS deve ser feita para aqueles pacientes obesos, hipertensos, hiper-sonolentos e roncadores, nesses pacientes as manifestações da asma são mais severas. O ideal é que esses indivíduos sejam atendidos por equipes multidisciplinares para sua melhor compreensão.
Em alguns estudos o tratamento com o CPAP levou a uma melhora significativa e importante, tanto no distúrbio do sono quanto no tratamento da asma, mas não existem estudos encontrados que afirmem essa melhora em pacientes apenas asmático sem a AOS.
Ft. Tatiane C. Teodoro
Especialista de Produtos
Santa Catarina Oxigênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário