quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SONO: Qual a sua importância?

O ser humano passa aproximadamente 1/3 da sua vida dormindo”

O sono é o período de repouso para o corpo e a mente, sendo responsável pela recuperação das funções mentais e orgânicas. Porém, não é um repouso por completo, pois o cérebro está em constante ação, preparando o corpo para o dia seguinte.

Durante o sono há uma intensa atividade fisiológica e funcional, com a produção de hormônios e outras substâncias necessárias ao bom desempenho das atividades diárias. Um adulto precisa dormir em torno de 8 horas, mas esse tempo de sono pode sofrer alterações de pessoa para pessoa, dependendo da necessidade fisiológica de cada um. E o mais importante não é a quantidade de horas que dormimos e sim a qualidade do sono.

Por ser um estado cíclico, o sono é dividido em duas fases distintas:

- Primeira parte da noite: Sono Não Rem

– preparando o corpo para dormir e,

- Segunda parte da noite: Sono Rem

- sono dos sonhos e relaxamento do corpo.

Idade, temperatura do ambiente, ingestão de bebidas alcoólicas, ruído, luz, são algumas das variações que interferem nas fases do sono descritas acima.

A importância do sono está relacionada com a recuperação da energia gasta durante o período acordado; consolidação da memória; fortalecimento do sistema imunológico; produção e liberação de hormônios (controle da insulina e hormônio do crescimento em crianças e jovens); relaxamento e descanso da musculatura e o mais importante com a sobrevivência do Indivíduo.

E qualquer alteração apresentada em relação as fases do sono, seja interferências no adormecer durante a noite, interferências na habilidade de manter o sono ou interferências na capacidade de se manter acordado durante o dia, a pessoa vai apresentar uma má qualidade do sono e conseqüentemente na qualidade de vida. E por isso, o fato de dormir, mas dormir bem e com qualidade, só traz benefícios para a vida das pessoas.


E você dormiu bem essa noite?


Nenhum comentário:

Postar um comentário