quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Você sabe que é Síndrome das Pernas Inquietas?

A Síndrome das Pernas Inquietas é uma doença crônica ocasionada por movimentos periódicos das pernas de maneira estereotipada durante o sono. Pacientes definem como uma irresistível necessidade de movimentar as pernas, com sensações de arrastamento das mesmas, sensações subjetivas de frio, calor, formigamento e pressão. Estes sintomas causam grande dificuldade na qualidade do sono, já que esses movimentos de pernas causam despertares, resultando assim na redução no período de sono.


Geralmente cada movimento dura uma médica de 0,5 a 5,0 segundos, com freqüência de um a cada 40,0 segundos e esses movimentos podem ter uma curta parada por alguns minutos ou horas e depois retornam com períodos cíclicos.
Afeta em torno de 15% da população adulta, com leve predomínio no sexo feminino. Pode surgir em qualquer idade, entretanto, é mais comum seu aparecimento até os 40 anos.
Pode tornar difícil iniciar o sono e manter-se dormindo e pessoas com Síndrome das Pernas inquietas não têm tempo suficiente de sono, podendo sentir-se cansadas e sonolentas durante o dia, o que torna difícil a concentração, interferindo no trabalho, estudo, e mesmo nas atividades cotidianas e, até mesmo, ficando de mau humor.

A doença pode surgir em qualquer idade; entretanto, é mais comum seu aparecimento até os 40 anos. Os sintomas das pernas inquietas podem provocar um grande impacto negativo na vida do seu portador.

Estes distúrbios são causas freqüentes de insônia e medo de dormir, pois a pessoa associa que enfrentará o problema durante a noite causando ansiedade e comprometendo ainda mais o quadro clínico. Além disso, podem estar associadas a várias enfermidades, como diabetes, neuropatias periféricas, doenças reumatologias ou decorrentes de medicamentos como antidepressivos.

O tratamento visa aliviar os sintomas, melhorar a qualidade do sono e tratar ou corrigir a condição que pode estar causando a síndrome. O tratamento deve ser iniciado quando os sintomas são graves durante o dia ou interferem no sono. O controle dos sintomas pode trazer real melhora na qualidade de vida.

Ft. Regiane Micai Blasques

Gerente de Novos Negócios do Sono

Santa Catarina Oxigênio

Nenhum comentário:

Postar um comentário