A causa da Apnéia Central ainda não está clara, mas estudos sugerem que este distúrbio não é apenas uma doença simples e sim o resultado de diversos distúrbios respiratórios. Estudos mostram que os pacientes com Apnéia Central predominantemente constituem menos que 10% dos apneicos.
A grande maioria dos casos de Apnéia Central apresenta, conjuntamente, eventos de Apnéia Obstrutiva e/ou Mista, sendo raros os casos de Apnéia Central pura (primária). Os pacientes com Apnéias Centrais primárias freqüentemente reclamam de insônia, sono fragmentado e depressão.
O primeiro sintoma dos pacientes com Apnéia Central tende a ser insônia ou algum outro distúrbio do sono, sendo comum o aumento do número de despertares durante a noite. Tais despertares podem ser acompanhados de surtos de engasgos ou diminuição do tempo respiratório, sintomas raros num paciente com apnéia obstrutiva.
Depressão é outro achado freqüente nos pacientes com Apnéia Central. Geralmente os pacientes com Apnéia Central tendem a apresentar um índice de massa corpórea dentro da normalidade, enquanto pacientes com Apnéia Obstrutiva clássica tendem a ser obesos.
Ft. Regiane Micai Blasques
Gerente de Novos Negócios do Sono
Santa Catarina Oxigênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário