A SAOS produz sintomas noturnos e diurnos. Dentre os sintomas diurnos encontra-se principalmente a sonolência excessiva O aspecto da sonolência diurna se torna importante, pois existe um substancial aumento do risco de acidentes além de prejuízo de funções cognitivas, tais como: concentração, atenção e memória. Estas conseqüências prejudicam o desempenho profissional e social e, muitas vezes, não são valorizadas pelo paciente pois ocorrem de forma gradual e podem ser reconhecidas como sendo parte do "processo normal" associado ao envelhecimento.

Observa-se, através do eletroencefalograma, que o sono REM se relaciona com o processamento, armazenamento e evocação da memória.Porém, em indivíduos com SAOS devido a obstrução respiratória ocorre a impossibilidade de aprofundamento do sono, comprometendo o sono REM e conseqüentemente causando prejuízos na memória. Sendo assim, as pessoas com sonolência diurna, sintoma principal da SAOS, podem apresentar problemas na transferência da memória de curto prazo para a de longo prazo, comprometendo o seu funcionamento.
Além disso, um estudo feito por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos verificou que pessoas com apnéia obstrutiva do sono têm perda de tecido em regiões no cérebro que auxiliam no processo de armazenamento da memória. Os resultados demonstram que a respiração dificultada durante o sono pode levar a danos cerebrais sérios, com prejuízos para a memória e para o raciocínio.
Os pesquisadores se voltaram à análise de estruturas cerebrais conhecidas como corpos mamilares, que fazem parte do sistema límbico e estão envolvidos com o processamento da memória. Eles verificaram que os individuos que sofriam de apnéia tinham corpos mamilares cerca de 20% menores que os indivíduos do grupo controle, especialmente no lado esquerdo do cérebro.

Uma hipótese, seriam as quedas repetidas nos níveis de oxigênio durante um episódio de apnéia do sono, as vasos sangüíneos no cérebro se contraem, diminuindo o oxigênio nos tecidos e levando à morte celular.
O processo também estimula a inflamação, que provoca mais danos ao tecido. Portanto, sugere-se que se mantenha sempre um acompanhamento médico periódico, principalmente com o avanço da idade, buscando sempre detalhar para o médico todas as queixas, pois qualquer alteração comportamental, poderá ajudar no diagnostico e tratamento.
Ft Thaila Mouth
Cood. atendimento
Santa Catarina Oxigênio
Nenhum comentário:
Postar um comentário