Muitos estudos mostram que as pessoas com Apnéia Obstrutiva do Sono têm alterações na função dos vasos sanguíneos igualmente aqueles que têm pressão alta. Assim, é comum que hipertensos tenham problema de Apnéia e vice-versa. Cerca de 40% dos indivíduos com hipertensão possuem Apnéia Obstrutiva do Sono.

Durante o sono, quando a pessoa tem Apnéia Obstrutiva do Sono a faringe torna estreita a passagem de ar, provocando as vibrações típicas do ronco, até se fechar completamente e interromper o fluxo respiratório temporariamente. Com a queda do oxigênio e o aumento do gás carbônico, numa reação de defesa, o organismo libera um hormônio chamado adrenalina, que contrai os vasos sanguíneos, diminuindo o espaço por onde o sangue circula. Assim, o sangue vai ter uma resistência para circular nos vasos contraídos e ocorre o aumento da pressão arterial. No início da doença, esse aumento da pressão arterial ocorre apenas durante o sono, mas com o tempo pode passar a ser uma rotina e caracterizar o quadro de Hipertensão Arterial.

Portanto, a Apnéia do Sono e a Hipertensão Arterial estão intimamente ligadas e o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz e continuo são fundamental para devolver as pessoas uma melhora na qualidade do sono e conseqüentemente uma melhora da qualidade de vida.
Gostou desse assunto???
Então não perca o post da próxima semana...
Apnéia do sono x Diabetes
Nenhum comentário:
Postar um comentário